Concurso Melhor HQ da edição 7
A edição 6 da revista Yppy-ê está disponível para leitura online gratuita. Leia aqui.
A partir das obras publicadas na edição 2 temos premiado o autor de destaque de cada edição, confira:
Regras para o concurso da Edição 7 da Yppy-ê
A avaliação será feita pela equipe da Yppy e o resultado aparecerá no site www.yppy.com.br, no Instagram Yppyproductions e na edição seguinte da Yppy-ê em que as HQs forem publicadas.
O concurso funciona da seguinte forma:
O autor envia a HQ para avaliação dentro do prazo para entrar para a revista;
A HQ aprovada na seleção participará da próxima edição da Yppy-ê;
Após a publicação da HQ na edição atual, se passarão 3 meses até o lançamento da próxima;
3 meses após o lançamento da HQ, sai outra edição da Yppy-ê;
Na edição seguinte à publicação da HQ saem as notas e comentários sobre o concurso.
As regras abaixo são para o concurso de Melhor HQ referente às obras que serão publicadas na edição 7 da Yppy-ê.
As regras podem ser atualizadas a cada edição, para histórias enviadas para concursos anteriores, valem as regras dos concursos anteriores.
Melhor HQ
Prêmio: 80 reais
A avaliação será feita pela equipe da Yppy. Caso algum autor queira ser avaliador de uma edição que participou, ele precisa ficar de fora do concurso daquela edição.
Condições
Para que a HQ participe, é necessário que o autor tenha preenchido todos os campos do formulário de envio da história, já que eles serão necessários para a avaliação da obra pela equipe da Yppy.
Para o prêmio de melhor HQ será dado apenas um prêmio por HQ, independente da quantidade de autores na obra.
As histórias só entrarão para a edição 6 da revista se entregues até o dia 05/03/2024.
Critérios
Cada critério será avaliado de 1 a 5 (com exceção de Estética e Composição, que é por soma de pontos), qualquer obra que seja avaliada com menos de 3 pontos em qualquer um dos critérios é desclassificada. Observe também o português, não publicaremos obras com muitos erros de escrita. Você pode pedir para alguém conferir para você antes de enviar.
Abaixo, o significado de cada critério e suas notas:
Consistência: tanto a história quanto cada quadro, devem ser consistentes com o que se propõe. Este critério avalia a construção de mundo, a continuidade e a clareza na apresentação dos elementos da obra, incluso personagens, proposta e mensagem.
1 - Inconsistente. Não segue o que se propõe, e/ou quebra as próprias regras frequentemente, e/ou não tem continuidade.
2 - Consistência precária. Tenta seguir o que se propõe e falha, e/ou quebra as próprias regras na maior parte das vezes, e/ou apresenta muitos erros de continuidade.
3 - Consistência média. Cumpre o que se propõe, mas ainda quebra algumas das próprias regras e apresenta erros de continuidade.
4 - Consistência boa. Cumpre o que se propõe, cumpre as próprias regras, apresenta alguns erros de continuidade.
5 - Consistência ótima. Cumpre o que se propõe, cumpre bem as próprias regras, não apresenta erros visíveis de continuidade.
Narrativa Visual: o quanto o autor aproveitou os recursos visuais para passar sentimentos e mensagens na sua história. Isso inclui enquadramento, movimento, ritmo, recursos como onomatopeias, balões, fonte, linhas de ação, e quadros, desenho gestual, etc.
1 - Sem aproveitamento. O autor não aproveitou os recursos exclusivos da nona arte em nenhum momento. Para obras que não teriam menos impacto se fossem um livro ilustrado ou um texto.
2 - Pouco aproveitado. O autor usou os recursos de narrativa visual de maneira precária e/ou incorreta.
3 - Aproveitado. O autor utilizou os recursos de narrativa visual de maneira técnica, de modo bem feito, mas sem originalidade.
4 - Bem aproveitado. O autor foi criativo ao usar os recursos de narrativa visual, e os utilizou corretamente.
5 - Inovador. O autor foi criativo ao usar os recursos de narrativa visual, inovando em seus usos ao fazer algo incomum ou reinventar um recurso já conhecido com sucesso.
Ilustração/desenho: qualidade da representação visual da história (desenho/foto/montagem).
1 - Muito Ruim. Desenho com linhas serrilhadas, e/ou inconsistência na proporção dos objetos e personagens e/ou problemas graves de anatomia, e/ou sem noção alguma de perspectiva.
2 - Ruim. Desenho com problemas médios de anatomia e/ou inconsistência na forma dos personagens e cenário e/ou problemas graves de perspectiva.
3 - Média. Desenho com problemas leves de anatomia, boa consistência visual na maior parte da obra, sem problemas graves de perspectiva.
4 - Boa. Desenho sem problemas de anatomia, boa consistência visual em toda a obra, pouco ou nenhum problema de perspectiva.
5 - Muito boa. Desenho sem problemas de anatomia, boa consistência visual em toda a obra, sem problemas de perspectiva, com aplicações bem sucedidas de ângulos e designs mais ousados.
Estética e composição: bom uso da composição visual, criatividade na criação de designs e originalidade de estilo, harmonia do visual com a proposta da obra, cenas com impacto narrativo e visual que agradam aos sentidos ou trazem emoções prazerosas e que sejam compatíveis com o proposto pela narrativa, tanto visual quanto verbalmente. Este critério é uma soma de notas das características das cinco categorias definidas no concurso de A a E. Cada característica apresentada soma uma nota à nota final, independente da categoria em que a característica se enquadra, isto é, a mesma obra pode pontuar com características amadoras e profissionais. Qualquer obra que fique com menos de 3 pontos neste critério, será automaticamente desclassificada do concurso e da revista.
E - Amadora:
- 1. Muitos traços de espessuras parecidas ou falta de contraste, tornando elementos de planos próximos impossíveis de distinguir do fundo ou de outros elementos da cena
-1. Nenhum equilíbrio visual, impossibilitando o leitor de compreender qual é o ponto focal da cena.
-1. Personagens, roupas e cenas muito parecidos e sem nenhum elemento de destaque nem nenhum conteúdo simbólico presente na construção visual que favoreça a narrativa, proposta da obra ou transmissão da mensagem.
-1. Desenho igual ou muito parecido com o de outro artista, exceto em casos em que isto é parte da proposta da obra, por exemplo, distinguindo artes que são claramente feitas com base no estilo de um autor específico de paródias que usam esse recurso para criar comédia.
-1. Arte incompatível com o tema e assunto discutidos na obra.
-1. Elementos que eram para ser agradáveis com aparência que não condiz com a narrativa, por exemplo, um personagem que narrativamente é belo, mas não passa essa sensação ou é visualmente semelhante aos outros, personagem que era para ser feio e tem praticamente a mesma aparência dos outros, personagem que no texto é dito ser uma coisa e na imagem se parece de outra forma.
-1. Textos muito grandes no mesmo quadro, tornando a obra cansativa de ser lida ou redundantes em relação à imagem sem ser com algum propósito narrativo e/ou narrando algo que a imagem já diz.
D - Iniciante:
0. Muitos traços de espessuras parecidas ou falta de contraste, tornando elementos de planos próximos difíceis de distinguir do fundo ou de outros elementos da cena.
0. Leve equilíbrio visual, em que é possível compreender de que se trata a cena, porém com alguma dificuldade.
1. Personagens, roupas e cenas muito simples e parecidas, quando não há justificativa narrativa para isto, mas com algum elemento que os distinguem.
0. Desenho parecido com o de outro artista ou sem nenhuma característica marcante.
0. Arte pouco compatível com o tema e assunto discutidos na obra.
0. Ausência de elementos agradáveis, visualmente e narrativamente.
0. Textos condizentes com as imagens, um pouco redundantes ou com muita repetição de palavras sem ser com algum propósito narrativo.
C - Aprendiz:
1. Elementos da cena distinguíveis entre si e do fundo.
1. Bom equilíbrio entre os elementos da cena, sendo possível distinguir ponto focal e pontos de interesse na cena.
2. Personagens, roupas e cenas com elementos que representam alguma construção simbólica ou condizente com o sentido da narrativa.
2. Arte com pouca originalidade, mas com algumas características que se repetem no traço do autor de modo a poderem ser identificadas, contanto que essas características não sejam erros de anatomia, perspectiva, arte finalização, etc.
1. Arte compatível com o tema, gênero, mensagem e/ou público da obra.
1. Arte agradável aos olhos, condizente com o conteúdo da obra, com elementos visuais que transmitem sentimentos prazerosos (compatível com o tema da obra e público), por exemplo, fofura, sensualidade, poder, força, imponência de modo sutil.
1. Textos equilibrados em quantidade, compatíveis com as ilustrações de modo a complementar a parte visual.
1. Uso de estilística como recurso narrativo.
B - Profissional.
2. Elementos da cena perfeitamente distinguíveis de si e do fundo, com fácil percepção entre os planos.
2. Bom equilíbrio entre os elementos da cena, sendo possível distinguir ponto focal e pontos de interesse na cena e guiando o movimento do olhar de modo natural pela imagem na ordem desejada pelo autor de forma que a imagem conte a história através de transição de pontos focais ao utilizar recursos visuais como cor, formas, peso e perspectiva.
2. Arte original, de fácil identificação do autor por parte de quem já viu alguma obra dele.
2. Estilo de arte compatível com o tema, gênero, mensagem e/ou público da obra, e trabalhado de modo a colaborar com a transmissão da mensagem, sensação e/ou tema da obra.
2. Arte agradável aos olhos, condizente com o conteúdo da obra, com elementos visuais que transmitem sentimentos prazerosos (compatível com o tema da obra e público), por exemplo, fofura, sensualidade, poder, força, imponência de modo intenso.
2. Textos ausentes ou equilibrados em quantidade, compatíveis com as ilustrações de modo a enriquecer a parte visual.
2. Uso de estilística como caracterização de personagem, de modo a incrementar em sua personalidade e/ou design.
A - Inovador.
3. Elementos da cena distinguíveis de si e do fundo com facilidade utilizando de recursos inovadores, como estilos artísticos diferentes, por exemplo, fundo realista e personagens cartunescos, ou trabalhados de modo inovador, como por exemplo, se misturando propositalmente para passar alguma sensação ou mensagem.
3. Equilíbrio da cena feito de modo a favorecer não só a compreensão, mas também a tornar a obra chamativa ou destacar características incomuns da arte presente na obra, como cores vibrantes em um personagem para destacá-lo do restante da cena, ou uso de inversão de cores, mudança de matiz, filtros e outros recursos de modo criativo.
3. Arte original, de fácil identificação do autor por parte de quem já viu alguma obra dele, e de destaque imediato aos olhos de quem está vendo pela primeira vez.
3. Estilo de arte utilizado de modo a enriquecer o tema, mensagem, sensação entre outros objetivos do autor ao conduzir a obra.
3. Arte com impacto visual suficiente para dar destaque à toda a obra com um simples olhar, independente de compreensão da cena ou da história, e cativar o público sem a necessidade de nenhum outro elemento. Inclui não só cenas com imagens belas, como também impactantes emocionalmente, com referências bem boladas e criativas, e/ou chamativas o suficiente para serem agradáveis mesmo se quebrarem a lógica (rule of cool).
3. Textos ausentes ou equilibrados em quantidade, compatíveis com as ilustrações de modo a enriquecer a parte visual de modo poético ou que aumenta o impacto das imagens, ou de modo a reinventar a narrativa de modo criativo.
3. Uso da estilística para incrementar na construção de mundo de modo a unir o abstrato ao concreto.
Proposta: criatividade, utilidade ou valor filosófico do assunto proposto. Este é o critério mais subjetivo, portanto, será pensado de acordo com o contexto em que foi publicado, por exemplo, a situação que o país está passando, sua utilidade para o público, importância dos questionamentos para a vida cotidiana e problemas do público. Este critério é o mais importante, por este motivo, sua avaliação será mais detalhada, e a pontuação será dada de 1 a 10. Este critério também é avaliado de forma diferente, em vez de níveis, cada uma das características apresentadas dão uma nota, que é somada no final. Este é o critério mais subjetivo, portanto, menos preciso na avaliação. Nós procuramos avaliar a obra de acordo com o contexto do momento em que foi publicada, buscando encontrar a relevância da obra para a vida dos leitores.
Contexto. A obra pode ganhar de -1 a 2 pontos de acordo com a importância do assunto abordado para a época em que foi lançado. -1 para obras que alienam o público, trazendo informações que colaboram para uma visão distorcida de fatos importantes do contexto atual. 0 para obras sem assunto relevante para o contexto da época. 1 para assuntos relevantes para a época (por exemplo, sobre saúde em época de pandemia). 2 para assuntos de extrema importância para a época (por exemplo, ebulição global em momento que o mundo se encontra em situação emergencial).
Conteúdo. A obra pode ganhar de -1 a 2 pontos de acordo com a riqueza de informações que ela trás, de modo direto (se direcionado diretamente ao leitor) ou indireto (referências ou ensinamentos embutidos na história através da narrativa). -1 para fake news e outras informações falsas que possam ser prejudiciais ao leitor. 0 para informações inverídicas inofensivas, como um chá para emagrecer que não emagrece. 1 para referências a acontecimentos ou outras obras. 2 para informações científicas e notícias verdadeiras.
Utilidade. A obra pode ganhar -1 ou 2 pontos de acordo com a aplicação prática do que ela ensina em relação à realidade do público leitor. -1 para obras com conteúdo depreciativo, autodepreciativo, preconceituoso ou que trate violência gratuita e suicídio como algo belo ou aconselhável de ser feito. 0 para informações sem nenhuma utilidade prática aparente. 1 para informações que possam ter utilidade pessoal e cotidiana na vida do leitor. 2 para informações de utilidade pública.
Filosofia. A obra pode ganhar de -1 a 4 pontos de acordo com como aborda temas cotidianos e dores vividas pelo público. Isto inclui profundidade do tema, e originalidade da escolha. -1 quando despreza as dores do público de modo ignorante. 0 para quando parece não haver nenhum tema relevante sendo discutido na obra. 1 para quando há um tema cotidiano comum sendo discutido na obra. 2 para quando há um tema profundo ou complexo sendo discutido na obra.
Critérios de desempate:
Nota da proposta.
Estética e composição.
Observação: uma HQ que ficar com 2 ou menos em qualquer um dos critérios, é automaticamente desclassificada, e não entrará para a revista.
Resultado do concurso de Melhor HQ
O resultado do concurso da edição 7 aparecerá no site www.yppy.com.br, no nosso Instagram oficial Yppyproductions e na edição 8 da Yppy-ê.
Premiação
O prêmio será dado referente às obras da edição anterior da Yppy-ê em que o resultado for publicado.
O pagamento do prêmio será feito através de transferência bancária por pix, o autor receberá uma mensagem pelo contato deixado no formulário e deve enviar seu código pix para a Yppy dentro do prazo estabelecido para que o envio seja feito. Caso a resposta não chegue dentro do prazo estabelecido, a premiação em dinheiro será cancelada, mas a obra ainda receberá destaque na edição seguinte como a melhor HQ avaliada.
Participe
Você, quadrinista, que tem uma HQ digital já publicada, ou alguma produção em andamento, pode submeter a sua HQ à nossa avaliação. Ao ter sua HQ aprovada para a Edição 7 da Yppy-ê, você está inscrito automaticamente no concurso da edição. Prazos e regras da revista: Saiba mais aqui.
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