Eu desenho mal, como poderia fazer uma História em Quadrinhos?
top of page

Amadores podem fazer uma História em Quadrinhos?

Existe talento para desenho?


Ou melhor, Existe Talento?


Não vou chegar chegando e já dizer que "não", assim logo de cara.


Existem sim, pessoas, com mais facilidade que outras em fazer coisas específicas. Mas não é como se elas nascessem com um carimbo na testa escrito:


"O Escolhido dos Quadrinhos!"


É sério, não existe isso.


As facilidades que alguém tem para determinada atividade, tem mais a ver com a personalidade, e isso não quer dizer que quem não tem facilidade também não pode fazer nada bem.


Eu sempre fui mais paciente e observadora, desde menina. Por isso, quando percebi que eu podia copiar imagens da forma como eu as via, apenas atentando para detalhes como a forma e a proporção, logo comecei a fazer vários desenhos incríveis para a minha idade. Muita gente dizia "Uau! Que incrível!", mas eu sabia que não era nada de mais.


Este é um o meu primeiro desenho de observação, usei uma imagem de um livro da oitava série (hoje, nono ano) que era a série que eu estava, como referência.

E aqui em baixo, a imagem do meu livro (sim, eu guardei ele):

Dá para ver que não é profissional, tanto que eu nem arrisquei fazer o filhote, e dá para ver como que a carne que desenhei sem referência é diferente do estilo mais naturalista da onça. Na época, eu gostei do resultado, e quis fazer navamente. Era um daqueles momentos em sala de aula, que tu não tá a fim de nada, aí eu peguei o meu caderno, meu livro de ciências, e fiz mais um:


Eu ainda não entendia teoria das cores, luz e sombra, nada disso. Mas sabia que se tinha branco na pata, mesmo que ela fosse amarela, eu ía colocar branco. Como o resultado me pareceu incrível, quis fazer mais. Foi aí que surgiram lobos, leões, tigres, macacos, e muito mais.


Eu impressionava as pessoas e conseguia um pouco de atenção, coisa que uma menina introvertida como eu quase nunca tinha, e até que era legal ter de vez em quando. O que ninguém sabia, era que eu não tinha talento coisa nenhuma! Na verdade, eu só sabia aonde colocar os traços. Eu não sabia desenhar de verdade.


Olha só alguns desenhos da mesma época:


Como alguém desenha naturalista (ilustrações mais parecidas com a imagem real) e não desenha mangá? Acontece que eu não sabia desenhar mesmo! Gente! Não é talento! Olha só, na mesma época, o mesmo personagem, com referência:



A única diferença de quem faz isso sem um curso, pra quem não faz, é que quem faz, descobriu algo que quem não faz não sabe. Confuso? Vou explicar.


Quando comecei o meu primeiro curso na área da arte, em um lugar do qual eu já era fã há anos, a Casa dos Quadrinhos, eu descobri na prática (porque eu já sabia) que eu era só mais uma das muitas pessoas que cresceram bajuladas por causa das suas "habilidades".


Em pouco tempo no curso de Artes Visuais, eu percebi que o que eu tinha sacado, que me fazia desenhar tão bem, era só a ponta do iceberg. Na verdade, não era nem isso! Minha personalidade observadora apenas me mostrou uma informação básica sobre desenho: "todo mundo pode desenhar, basta saber como". Umas das principais coisas que pouca gente sabe, é que desenhista não faz desenho de cabeça, logo de cara. Ele começa aprendendo a observar o mundo ao seu redor, usa imagens como referência, e aos poucos, vai assimilando como as coisas são, só depois começam a fazer desenhos de cabeça. Eu mesma, só fui aprender a fazer desenhos de cabeça, no curso, depois de muita prática usando referência. E vou te contar mais: "é mais fácil do que parece!" Se você aprende a usar referências, rapidamente começa a fazer artes muito bonitas (nesse caso, só copiando).



E ainda em mais! Desenhar bem não é, nem de longe, o suficiente para fazer uma boa História em Quadrinhos.


É... Isso mesmo!


Eu já vi muita, mas muita, mas muita HQ linda! Mas que a história não era nem um pouco envolvente.


E não é só por causa da ideia não. O tema até que era criativo, parecia uma boa ideia. Só que a ideia foi mal executada. A linguagem dos quadrinhos precisa ser bem usada, para impactar e entreter o leitor, o roteiro precisa ser equilibrado, para garantir uma boa imersão na história.


História boa, é aquela que cumpre com o que se propõe.


Se a história é de terror, tem que assustar! Se é de comédia, tem que ser engraçada! Se é de ação, tem que empolgar! Se é de filosofia, tem que fazer pensar. E assim por diante.


Quando criança, eu escrevia bastante. Escrevia para mim mesma. E sabia, que faltava muita coisa para a história ficar boa. Quando era pequena, e comecei a fazer quadrinhos nas páginas que sobravam dos meus cadernos no fim de ano, percebi que eu era péssima nisso, mas gostava tanto, que não queria parar.


Personagens com o mesmo rosto, roupas sem graça, sem nada de especial, histórias cheias de clichês mal utilizados, roteiros copiados de coisas que eu costumava assistir, quadrinhos todos iguais, estáticos, sem nenhum elemento que prendesse a atenção. (isso eu não vou mostrar aqui, tenho vergonha kkkkk, mentira, eu mostro para os meus alunos de desenho e quadrinhos).


Como não sabia usar a linguagem dos quadrinhos, eu abusava da minha habilidade em criar histórias, mas mesmo assim estava dando errado. Por que?


Porque talento é a última coisa que alguém precisa para fazer quadrinhos!


Antes de mais nada, é preciso aprender!


Tantas pessoas vieram antes de mim no mundo todo, criaram técnicas, materiais, descobriram como usá-los de maneiras diferentes, descobriram como aplicar os seus conhecimentos de diversas áreas nos quadrinhos, como os enquadramentos do cinema, e o movimento da animação. Então, eu estava perdendo tempo tentando inventar a roda! Quando encontrei alguém que me ensinasse, avancei muito mais rapidamente do que com todos os anos de prática sozinha, sem livros nem professores para me guiar.


Hoje, com a internet, existe informação em abundância. Tanta, que chega até a nos confundir. Há muita gente por aí organizando informação para facilitar a evolução de quem quer chegar em algum lugar.


Então, se você curte desenho, curte quadrinhos, animação, pintura, o que for, corra atrás! Você pode aprender sim! E se talento ajuda alguma coisa? Claro! Se você for uma pessoa observadora ou paciente, terá muitas vantagens quando aprender as técnicas.


Por exemplo, numa aula de pintura, derrubei um copo de água suja de tinta na minha pintura quase pronta. Me levantei, fui até o banheiro, e voltei com um monte de papel de enxugar as mãos. Fiz isso várias vezes, até que a professora e os colegas começaram a achar estranho e foram ver o que eu estava fazendo. Uma colega se assustou e disse "se fosse eu, teria feito um escândalo!". Bom, se eu tivesse feito um escândalo, lamentado, e chorado, talvez não conseguiria agir à tempo, antes da água amolecer o papel e destruir tudo. Resultado: enxuguei o papel, fiz uns retoques, tive que criar mais elementos na figura, e acabei fazendo uma ilustração até mais legal do que o que eu planejava. Vale destacar que terminei a pintura até antes que alguns colegas que começaram junto comigo?



O que as pessoas chamam de "dom" ou "talento" é só uma forcinha. No final, talento não define nada. Não define sucesso profissional, não define o quanto a sua arte vai ficar bonita. O que é realmente crucial, é o quanto você está disposto a se esforçar para chegar lá, e a sua atitude para fazer acontecer (e claro, também tem um pouquinho de sorte, sou grata por ter tido condições de pagar o curso, e se você não tem, a internet tá aí para isso, que sorte estar vivo nesta era digital ein?).


Se você tem um sonho, se há algo que gosta muito, vá na cara e na coragem e se joga! Você não vai fazer um desenho melhor se ficar sentado dizendo que não consegue. E isso serve para qualquer coisa na sua vida. Não tem dinheiro? Não tem amigos, nem namorada? Não sabe o que vai fazer da vida? Vai lá e descobre! O mundo é grande, e pode crer, você tem recursos o suficiente para descobrir como chegar aonde quer, mesmo que seja uma jornada difícil. Você só vai conseguir se correr atrás.


E lembre-se:


Talento é a última coisa que você precisa. Acima de tudo, atitude para começar, persistência para continuar, coragem para chegar lá, e humildade para aprender.


Boa jornada para você. Estarei aqui, torcendo, e fazendo a minha parte.


Se quiser ajuda pessoal minha, criei um grupo de Facebook para isso, se chama Estudos de Desenho e Quadrinhos. Entra aí para ter as minhas dicas e orientações gratuitamente.


Um abraço.


Alessandra Lacerda.

CEO da editora Yppy.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Por data
Tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram
bottom of page