Amadores podem fazer uma História em Quadrinhos?
Existe talento para desenho?
Ou melhor, Existe Talento?
Não vou chegar chegando e já dizer que "não", assim logo de cara.
Existem sim, pessoas, com mais facilidade que outras em fazer coisas específicas. Mas não é como se elas nascessem com um carimbo na testa escrito:
"O Escolhido dos Quadrinhos!"
É sério, não existe isso.
As facilidades que alguém tem para determinada atividade, tem mais a ver com a personalidade, e isso não quer dizer que quem não tem facilidade também não pode fazer nada bem.
Eu sempre fui mais paciente e observadora, desde menina. Por isso, quando percebi que eu podia copiar imagens da forma como eu as via, apenas atentando para detalhes como a forma e a proporção, logo comecei a fazer vários desenhos incríveis para a minha idade. Muita gente dizia "Uau! Que incrível!", mas eu sabia que não era nada de mais.
Este é um o meu primeiro desenho de observação, usei uma imagem de um livro da oitava série (hoje, nono ano) que era a série que eu estava, como referência.
E aqui em baixo, a imagem do meu livro (sim, eu guardei ele):
Dá para ver que não é profissional, tanto que eu nem arrisquei fazer o filhote, e dá para ver como que a carne que desenhei sem referência é diferente do estilo mais naturalista da onça. Na época, eu gostei do resultado, e quis fazer navamente. Era um daqueles momentos em sala de aula, que tu não tá a fim de nada, aí eu peguei o meu caderno, meu livro de ciências, e fiz mais um:
Eu ainda não entendia teoria das cores, luz e sombra, nada disso. Mas sabia que se tinha branco na pata, mesmo que ela fosse amarela, eu ía colocar branco. Como o resultado me pareceu incrível, quis fazer mais. Foi aí que surgiram lobos, leões, tigres, macacos, e muito mais.