top of page

YPPY-Ê SKETCH 1

A Revista Yppy-ê Sketch apresenta:

 

Enquadrando a Docência!

Histórias de Professores/as de Educação Física

O que há de comum entre professores e professoras de Educação Física de diferentes idades, gêneros e tempo de formação?

Histórias! Muitas histórias para contar e compartilhar!

A revista Yppy-ê Sketch é uma revista experimental criada para publicar o resultado de projetos culturais que envolvam produção de quadrinhos. Caso você tenha algum projeto em realização, entre em contado com a Yppy, podemos transformar o seu projeto em uma Yppy-ê Sketch! Assim você ganha espaço de publicação em nosso site e participação em eventos que a Yppy estiver caso a revista seja impressa.

No início de 2023, alguns professores e professoras de Educação Física se reuniram, a partir de um convite feito pelo professor Admir, para narrarem, contarem "causos” e compartilharem experiências sobre um período bastante crítico na vida de qualquer docente: o início da carreira!

O convite feito pelo professor Admir era bastante inusitado: narrar as principais experiências do inicio da carreira em quadrinhos! Isso mesmo!

O convite foi aceito por vários professores e professoras.

Durante o primeiro semestre do ano de 2023, treze docentes participaram de um curso de extensão universitária, gratuito, oferecido pelo Centro de Extensão (Cenex) da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O curso recebeu o nome de “Docência em quadrinhos: relatos de professores/as de Educação Física”. O curso tinha como objetivo compartilhar narrativas autobiográficas sobre o início da docência, bem como roteirizar e quadrinizar as narrativas docentes.

Os seguintes temas foram contemplados ao longo do curso:

. O que são Histórias em Quadrinhos?

. Elementos das Histórias em Quadrinhos

. Gêneros das Histórias em Quadrinhos

. Estrutura Narrativa das Histórias em quadrinhos

Para o desenvolvimento do curso contamos com a participação e colaboração de 4 quadrinistas: Alessandra Lacerda, Line Lemos, Diego Marinho e Natalia Sierpinsky!

Professor Hamilton.png

Sou Hamilton Barbosa, filho de Geralda e Tarcizo, mineiro, professor antirracista. Especialista em Gestão (PUC - MG); Mestre em Educação (UFMG). Um entusiasta em quadrinhos.

Ao final do processo, foram elaboradas 7 histórias em quadrinhos em que os docentes nos apresentam diferentes dilemas, desafios e aprendizagens vivenciadas no inicio da carreira.

Eis os professores autores/as:

Professor Matheus.png

Sou Matheus Marques, filho de dona Rosa e José, mineiro, professor de escola pública, desenhista nas horas vagas, apaixonado por quadrinhos e mestrando em Educação Física Escolar.

Professor Admir.png

Sou Admir Soares de Almeida Júnior, filho de outro Admir e da Floripes! Minha alfabetização se deu em meio aos quadrinhos Disney. Desenhei bastante na adolescência. Voltei a desenhar na pandemia. Fui professor da Rede Municipal de Belo Horizonte por vinte anos. Hoje estou como docente na EEFFTO/UFMG. Esta revista que será lançada em breve é fruto de uma pesquisa sonhada há muito tempo e realizada a muitas mãos!!

Professor Pedro.png

Sou o Pedro Gabriel Viana do Amaral, aquele que conversa com o Tarôt. Amante de games, animes e mangás, que me rendem muitas conversas com as crianças. Professor esperançoso, não ingênuo. Especialista em Ensino de Educação Infantil (PUC-MG) e Mestrando em Educação e Docência (UFMG).

Sou Bruno Arcoverde Cavalcanti, 33 anos, brasileiro, casado, professor da rede municipal e estadual de educação de Minas Gerais. Mestre em Educação (UFMG) e um apreciador de arte e do mundo dos quadrinhos.

Professor Bruno.png

Sou o Izaú. Um sonhador e professor da Rede Municipal de Belo Horizonte. Gosto de café, broa de fubá, queijo, quadrinhos e livros. Violinista amador e integrante do bloco Afro Angola Janga, mas não sei se amo mais a música ou a dança. Fiz mestrado em educação e docência, amo mais um tanto de “trem” e acredito que tudo isso compõem o trabalho docente, não necessariamente nessa ordem.

Professor Izaú.png

Sou Laura Lívia da Fonseca. Professora na Rede Municipal em Sabará e Belo Horizonte, mestra em Educação pela UFMG, quadrinista por um dia.

Professora Laura.png

Convidamos todes a lerem a revista e compartilharem conosco suas impressões!

A revista está disponível aqui mesmo, nesta página.

Leia agora, aqui.

admirdesenhando.png

Sobre o idealizador do projeto:

 

 

Admir Soares de Almeida Junior (Dêmi Jr.) é professor do departamento de Educação Física da EEFFTO/UFMG. Aluno do curso de longa duração em Artes Visuais da Escola Livre de Artes Arena da Cultura, onde também integra o Núcleo de Histórias em Quadrinhos Arena da Cultura (NHQAC). Atuou por mais de 20 anos na docência em Educação Física na Educação Básica e tem desenvolvido estudos no campo da Pesquisa Narrativa e Autobiográfica com ênfase no processo de elaboração de narrativas na formação de professores e professoras de Educação Física. A revista em quadrinhos “Enquadrando a Docência! História de Professores/as de Educação Física” integrada à Yppy através da revista experimental Yppy-ê Sketch, é fruto de sua pesquisa de pós-doutorado desenvolvida junto ao programa de pós-graduação em Letras da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Caso você queira adquirir a versão impressa da nossa revista, pretendemos realizar o lançamento oficial com a presença dos professores/as autores/as na 12ª Edição do Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ) em maio de 2024!

A Yppy-ê 1, foi lançada impressa no FIQ de 2024 e pode ser lida gratuitamente por aqui mesmo, em formato digital.

Ao lado, em amarelo, a edição 0 da Yppy-ê Sketch, entre na capa para abrir a página da revista. Abaixo, em azul, a edição 1, na íntegra.

Yppy-ê Sketch 1